terça-feira, 10 de abril de 2018

Saúde e Obras Públicas assinam contrato para construção das USFs Maracá e Palmital

Área de expansão residencial em Nóbrega será beneficiada com a instalação da unidade de saúde; USF Palmital deixará imóvel adaptado para ter prédio próprio

População de pelo menos 14 mil pessoas, residentes em duas áreas da zona norte de Marília, serão impactadas por investimentos na saúde. A Prefeitura de Marília inicia neste mês a construção de duas novas USFs (Unidade Saúde da Família). Uma delas será no Residencial Maracá; a outra no bairro Palmital. Contratos com as construtoras vencedoras das licitações foram assinados nesta terça-feira (10).

As obras atendem reivindicação dos moradores e estão entre as prioridades da pasta, que já assinou outros três contratos este ano, para iniciar reforma ou retomar construções que foram paralisadas entre 2015 e 2016.

Com a assinatura pelos secretários André Luiz Ferioli (Obras Públicas) e Kátia Ferraz Santana (Saúde), os dois novos contratos seguem para registro, publicação e posterior  ordem de serviço, com prazo de cinco dias para as construtoras iniciarem os trabalhos.

USF MARACÁ

Com orçamento de R$ 1.019.047,64 o prédio da USF Maracá será construído no modelo Porte III do Ministério da Saúde, onde atuarão três equipes do Programa Saúde da Família, atendendo, somadas, a uma população estimada em 10,5 mil pessoas.

O prazo para construção é de 12 meses, a partir da expedição da Ordem de Serviço, o que deve acontecer nos próximos dias. A execução será da Construtora Aquarius.


“Não é apenas uma grande conquista para a população daquela região, mas um direito, que está sendo assegurado pelo SUS através do Ministério da Saúde e da equipe técnica da Prefeitura, em um esforço que envolve várias pastas. Agradecemos ao prefeito Daniel Alonso por liderar, acreditar e incentivar esse trabalho”, disse Kátia.

USF PALMITAL

A Empresa responsável pela construção da USF Palmital será a Construtora Cavibá. A obra está orçada em R$ 884.762,36 e está classificada como Porte I, com capacidade para uma equipe completa de Saúde da Família, para atendimento a cerca de 3,5 mil pessoas.

Imóvel alugado, adaptado para a unidade; nova sede será feita de acordo com projeto aprovado pelo Ministério da Saúde
A USF já está instalada, mas atualmente ocupa um imóvel alugado e adaptado na rua Bartholomé Lopes Vilharrubia, 397. Com a nova construção, em terreno público localizado na mesma rua, aumentam o conforto e a segurança para usuários e profissionais de saúde.

AVANÇO DAS OBRAS

O programa de melhorias em infraestrutura e instalação de unidades de saúde é desenvolvido pela Prefeitura de Marília em parcerias com o Governo Federal ou Governo Estadual, de acordo com cada convênio.

Obra da USF Jardim América IV, retomada em março deste ano; previsão é conclusão até o final deste ano
Em março, a prefeitura retomou as obras da USF Santa Paula/Marajó (zona sul) e da USF Jardim América IV (zona oeste). A previsão é que sejam concluídas até o final deste ano. Ambas já estão instaladas, mas ocupam prédios alugados e adaptados.

Entre os contratos previstos para serem assinados, neste semestre, estão a retomada da construção da USF Liliana, no Jardim Santa Antonieta (zona norte), e a reforma UBS São Miguel (zona oeste).

Foto: Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário