quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Comitiva da Prefeitura de Botucatu vem à Marília conhecer modelo de Farmácias Municipais



Secretário Municipal da Saúde daquela localidade, cardiologista André Spadaro, esteve em Marília nesta quarta-feira (20) acompanhado de profissionais da equipe e visitou farmácias

O modelo de atendimento nas farmácias municipais, adotada pela Prefeitura de Marília, já mostra resultados e virou referência para outros municípios. Nesta quarta-feira (20), comitiva de Botucatu (distante 203 quilômetros de Marília) realizou uma visita técnica a duas, das três unidades já instaladas, nos bairros Santa Antonieta e Nova Marília. O Secretário Municipal da Saúde de Botucatu, André Spadaro, elogiou a assistência farmacêutica e estrutura oferecida aos marilienses.

Além do cardiologista que comanda a pasta, a comitiva contou com a participação da coordenadora de suprimentos Rosane Trevisani Kron e a farmacêutica Edwiges Denzen. Em Botucatu, a reestruturação do sistema para entrega de medicamentos está em estudo.


O grupo foi recebido pela Supervisora da área de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, Rosângela Campanhã da Silva, e o coordenador de serviços administrativos da pasta, Antônio Roberto Ruiz.

Controle de estoque, almoxarifado, instalações físicas, recursos humanos e outros requisitos para instalação das unidades foram abordados durante a visita. Rosângela apresentou ambas as unidades, que funcionam em horário estendido em relação às UBSs e USFs (até às 18h) e têm como principal diferencial a presença permanente de profissionais farmacêuticos para orientação.


“O modelo de Marília chama atenção porque, conforme está sendo demostrando, cumpre importantes critérios de qualidade. É o que desejamos em Botucatu: organização, controle dos itens, atendimento qualificado e acesso à população, além de minimizar os riscos de faltar medicamentos”, disse o secretário da localidade paulista. 

TEM REMÉDIO

Em Marília, ainda está em andamento da Reestruturação da Assistência Farmacêutica, estão previstas quatro unidades fixas para atendimento (Norte, Sul e Centro) e Padre Nóbrega (reestruturada). Destas, apenas a central ainda aguarda para entrar em funcionamento.

Todas as unidades encontra-se devidamente abastecidas com os medicamentos padronizados, conforme o Ministério da Saúde. A relação consta um total de 251 itens, dos básicos aos restritos dispensados apenas para serviços de saúde.

“Para nós, é motivo de muita satisfação receber o secretário André Spadaro e sua equipe. A implantação desse modelo foi um passo corajoso, necessário, em que o município de Marília demostrou responsabilidade nessa importante área de atenção e muito respeito aos farmacêuticos e à população”, destacou Rosângela Camparnhã.

Mais informações sobre a Assistência Farmacêutica em Marília podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-4417.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Julio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário