quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Secretaria Municipal da Saúde participa do ‘Pit Stop’ Entrevias em Marília

Enfermeira do SAE conversa com transeunte que participa do Pit Stop da Saúde promovido pela Entrevias


Caminhoneiros e familiares, principal público-alvo do “Pit Stop da Saúde” promovido pela concessionária Entrevias, estão sendo abordados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília para um alerta importante: as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). As orientações são transmitidas por equipe capacitada do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), referência para prevenção e tratamento em Marília. O evento acontece no pátio do Auto Posto Gigantão até às 17horas desta quinta-feira (19).

No primeiro dia, foram realizadas cerca de 70 abordagens. A maioria das pessoas orientadas são homens. Algumas esposas e familiares, que viajam com os caminhoneiros, também investiram alguns minutos para saber mais sobre a prevenção e os recursos para se evitar ISTs.

Foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e materiais de divulgação que relaciona as principais infecções. O público também recebeu informações sobre os testes rápidos e as unidades de atendimento à saúde.

A enfermeira Alessandra Pereira, coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Combate às ISTs, relata que muitos ainda desconhecem, por exemplo, o preservativo feminino, a função do gel lubrificante na prevenção a doenças e a possibilidade do teste rápido. 

Ela alerta que, nos últimos anos, a percepção equivocada de parte da população sobre a eficácia de medicamentos e recursos terapêuticos mais eficazes, geram uma falsa sensação de segurança. A realidade é que as infecções sexualmente transmissíveis, incluindo a aids e a sífilis, ainda avançam.

A Sífilis, por exemplo, cresce entre a população idosa (acima dos 60 anos) e na faixa etária entre 19 a 40 anos. Aumenta também em gestantes, gerando crescimento dos novos casos de sífilis congênita (transmitida de mãe para filho). Na grande maioria dos casos, os profissionais de saúde verificam falta de adesão do parceiro (masculino) ao tratamento.

“É importante que as informações sobre as ISTs cheguem às pessoas, independente de grupos ou segmentos da população. Todos precisam estar informados e adotar a prevenção como principal maneira de manter a saúde”, destaca Alessandra.

SERVIÇO

O SAE/CTA conta com funciona na rua Sete de Setembro, 793, das 07h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3451-2939 e 3413-7421.


Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário