quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Pioneira no uso de sistema para vacinas, Saúde Municipal promove capacitação

'Reciclagem’ reuniu servidores que atuam nas UBSs e USFs do município, onde estão instaladas salas de vacina

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do NI (Núcleo de Informação) e do Programa Municipal de Imunização, promoveu um curso de atualização para potencializar o uso do sistema relacionado às vacinas. A atividade reuniu colaboradores que trabalham nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família) do município, onde estão instaladas salas de vacina.

Marília foi uma das pioneiras no uso do SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), após implantação pelo Ministério da Saúde. Com o uso adequado das informações, a ferramenta permite a gestão logística das doses e oferece relatórios que podem, inclusive, nortear as ações para ampliação da cobertura vacinal.

Porém, conforme explica o supervisor do NI, Rafael Armentano, esses resultados somente são obtidos quando a inserção dos dados é feita de forma adequada. “A falta de informação ou eventual erro no preenchimento gera dados nos quais não existe precisão. Ou seja, a realidade não está refletiva nos relatórios obtidos”, afirma.

Por isso, o objetivo da capacitação, além de instruir e estimular o uso de todas as ferramentas do SI-PNI, foi também conscientizar sobre a importância da precisão. A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo Programa de Imunização no município, lembra que as novas ferramentas exigem adaptação.

Muitas vezes, quando adotadas, geram mudança de rotina e nem sempre a percepção inicial é positiva, uma vez que uma nova atividade é inserida no trabalho. Porém, com o tempo, observa-se maior controle, eficiência, praticidade e, principalmente, informação que permite a todos melhorar a gestão de recursos e os resultados finais.

Texto e Foto: Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário