quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Neste sábado tem vacinação antirrábica nos distritos

Raiva é doença grave que pode acometer animais e humanos com risco, inclusive, de morte

Neste sábado (21) a mobilização da Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos será nos distritos. Postos fixos serão montados em oito locais. Dois bairros rurais serão atendidos por equipes volantes. Com esta etapa, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília finaliza a campanha em 2017. Confira abaixo a relação dos postos de vacinação.

Somadas as etapas anteriores, na cidade já foram aplicadas 16,6 mil doses. Servidores da Saúde e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unimar participam da mobilização. A campanha é realizada anualmente, segundo especialistas, como a maneira mais eficiente de controle da raiva, uma doença que acomete animais e também humanos.

Lupércio Garrido, veterinário da Divisão de Zoonoses, explica que este ano a chuva (dois sábados consecutivos) foi um grande complicador à campanha, já que na maioria dos casos os animais são recebidos em frente aos espaços públicos. Também ficou mais difícil para os moradores saírem de casa.

Ele explica ainda que parte significativa dos cerca de 50 mil cães de Marília são vacinados em serviços particulares, o que torna incerto o número de cães que efetivamente receberam a proteção no município. Já a adesão entre os tutores de gatos, é tradicionalmente menor. 

“É importante que os moradores dos distritos participem, não percam essa oportunidade, para elevarmos a cobertura na cidade, vacinando uma grande população canina e felina de bairros mais afastados e zona rural”, destacou.

A RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. A doença ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

O último caso de raiva canina na cidade, conta o veterinário Lupércio Garrido, responsável pelas ações de Educação em Saúde na Divisão de Zoonoses, foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário