terça-feira, 17 de outubro de 2017

Com envolvimento de médicos, unidades orientam população sobre o Câncer de Mama


Na manhã desta terça-feira (17) médica Marines Laveso de Brito falou para o grupo Ação e Movimento

Com palestra da médica Marines Laveso de Brito, da UBS (Unidade Básica de Saúde) Castelo Branco, cerca de 50 pessoas foram orientadas sobre o câncer de mama e outros temas da saúde da mulher, nesta terça-feira (17), durante evento da campanha Outubro Rosa. Desde o início do mês, dezenas de ações estão sendo realizadas pelas unidades da rede básica de Marília, com a participação e valorização de profissionais de áreas diversas da saúde.

O objetivo é a atenção integral. As atividades contam com o apoio da comunidade, por meio de igrejas, associações, espaços comunitários e entidades. No Castelo Branco, a médica ginecologista falou para uma plateia formada por mulheres (e alguns homens) do grupo Ação e Movimento.

Ela explicou a importância do autoexame para o diagnóstico precoce, reforçou a necessidade dos exames clínicos periódicos (feitos na própria unidade) e ressaltou o grande êxito dos tratamentos atualmente disponíveis, quando o tumor é detectado na fase inicial.

A enfermeira gerente da unidade, Vânia D'Aloia Garcia Bassan, explica que a ação foi preparada com a colaboração dos próprios usuários. Acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional da Unesp explicaram os atuais recursos para os casos de mastectomia, quando há a necessidade de remoção total ou de parte da mama.

PREVENÇÃO

O grupo também foi orientado sobre hábitos de vida que podem, segundo a literatura, favorecer à saúde da mulher e minimizar os riscos do câncer. Caminhar, evitar alimentos gordurosos, fumo, fazer o controle do peso e manter alimentação saudável são algumas das dicas.



A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou que Marília conta com 12 UBSs e 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), sendo que praticamente todas estão realizado algum tipo de ação para marcar o mês de prevenção ao câncer de mama.

“Juntas, as equipes, com cada profissional dando a sua contribuição, estão desenvolvendo um trabalho maravilhoso, totalmente em consonância com as diretrizes do SUS, preconizadas pelo Ministério da Saúde. São ações de envolvimento, educação em saúde e assistência”, parabenizou.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário