quarta-feira, 16 de agosto de 2017

UBS Costa e Silva homenageia o médico Gustavo Alberto Godoy Pereira

Dr. Gustavo Alberto Godoy Pereira percorria distritos e atendia pacientes

 Nome do pioneiro da saúde pública preventiva foi atribuído em 2002, quando foi feita a última ampliação na unidade


Localizada ao lado de uma fonte, junto a uma praça ampla no bairro Costa e Silva, a UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende a população da região homenageia a memória do médico Gustavo Alberto Godoy Pereira. Ele teve a trajetória marcada como um precursor da saúde pública preventiva na cidade. O espaço foi reformado pela Prefeitura de Marília e será reinaugurado sem setembro.

Gustavo Godoy nasceu na cidade de Bebedouro, região de Ribeirão Preto, e mudou-se para Marília ainda jovem. Foi médico do Exército, mas se notabilizou como profissional da saúde pública. Foi casado com Marly Canto de Godoy Pereira e teve sete filhos.

Dois deles trabalham na Secretaria Municipal de Saúde atualmente. É o caso da dentista Maria Inês Godoy Pereira, lotada no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O outro filho que atua na saúde municipal é o médico Álvaro de Godoy Pereira Neto.

Médico com a filha a esposa
Maria Inês conta que as memórias do pai remetem a um homem trabalhador, dedicado à família e comprometido em salvar vidas. 

Godoy, como servidor do Estado, foi diretor do popular “Postão” que funcionava na avenida Santo Antônio, mais tarde transformado em NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). Foi professor da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), onde defendia um modelo de saúde até então inovador.

“Meu pai e mais alguns médicos da época trouxeram a saúde pública preventiva para Marília. Na época não existia o SUS (Sistema Único de Saúde) e quem não podia pagar, dependia do extinto INPS (Instituto Nacional de Providencias Sociais). Quem não trabalhava e adoecia, sofria muito”, conta a dentista.

Na formatura da filha Inês
Grande parte da população morava na zona rural. Maria Inês conta que o médico, juntamente com amigos abnegados, ia até os distritos para atender a população mais carente nas casas, num esforço que mostrou, mais tarde, a necessidade e eficiência de um modelo como o ESF (Estratégia Saúde da Família), atualmente em vigor.

A família será homenageada durante a reinauguração da UBS “Gustavo Alberto Godoy Pereira”, no bairro Costa e Silva. O evento está marcado para o próximo dia 16 de setembro, a partir das 09h, na praça “Marcelino Medeiros”, ao lado da unidade de saúde.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Arquivo Familiar

Um comentário:

  1. Justa homenagem a quem tanto fez em prol dá saúde dá população carente dá região

    ResponderExcluir