segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Treinamento acrescenta 56 enfermeiras capacitadas para testes rápido na cidade

Reunião de equipe, durante preparação para o treinamento em Marília
Curso de três dias será realizado pelo Programa de Prevenção às ISTs da Secretaria Municipal em parceria com a Unimar

Mais 56 profissionais de enfermagem que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades Saúde da Família) e no HBU (Hospital Beneficente Unimar) serão capacitadas para realização de testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis. Treinamento de três dias será realizado, com duas turmas, para ampliar o diagnóstico precoce e combater as doenças.

Serão duas etapas, cada grupo com 28 profissionais. A primeira turma receberá as instruções entre amanhã e quinta-feira. A próxima turma será capacitada na semana seguinte, também entre terça e quinta-feira. O treinamento aborda questões técnicas dos testes e das doenças, além do preparo psicológico do profissional, que em muitos casos terá que dar a notícia indesejada ao usuário.

A enfermeira Alessandra Pereira, coordenadora do Programa de Prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o curso é uma parceira entre a saúde municipal e a Universidade de Marília. 

“No caso do hospital universitário, que conta com uma maternidade, será oferecida a possibilidade dos testes (não obrigatórios) às mães. As gestantes já fazem o acompanhamento durante o pré-natal, mas o teste no serviço hospitalar é uma forma para que possamos reduzir ainda mais a transmissão vertical, ou seja, da parturiente para o bebê”, explica.

Em relação à rede básica de saúde, o objetivo do curso é ampliar o número de profissionais capacitadas e atingir, já em setembro, 100% das unidades de saúde com profissionais habilitados a realizar o teste rápido. A cidade conta com 12 UBSs e 37 equipes atuando no modelo USF.

AVANÇO DAS ISTs

O Ministério da Saúde padronizou nova nomenclatura para as chamadas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que passaram a ser classificadas como ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A mudança amplia o rigor científico, mas também busca uma revitalização dos conceitos e das ações, já que tem sido crescente o número de novos casos.

Somente em julho, foram realizados em Marília 492 testes rápidos para hepatites virais, sendo 161 em ações extramuros e os demais na sede do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento) e nas UBSs e USFs. 

Em três testes para hepatite C, os resultados foram positivos. Com os novos casos deste mês, subiu para 12 o total notificado no ano à Vigilância Epidemiológica no município.

Já em relação a sífilis, as equipes realizaram 401 testes no mês, sendo 159 no ônibus da Saúde. Entre todos que se submeteram ao procedimento, 25 descobriram que estão com a doença e já tiveram tratamento iniciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Também foram oferecidos testes rápidos para Aids. Em julho foram 337 exames, sendo 117 em ações extramuros. Mais cinco casos positivos foram identificados, com os pacientes encaminhados para atendimento especializado no SAE.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário