quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Reforma da UBS Costa e Silva é concluída; reinauguração acontece no próximo dia 16

Unidade ganhou banheiro com acessibilidade, sala específica para Papanicolau, pintura e reparos; mobília será trocada

Após a inauguração das novas instalações da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta (zona norte) a Secretaria Municipal de Saúde de Marília e a Secretaria de Obras Públicas entregam à comunidade da região sul da cidade a reforma da UBS Costa e Silva. Há 15 anos o prédio não recebia novos investimentos, desde a ampliação em 2002. 

Enfermeira Alessandra Karan Khalil
A unidade é referência para os moradores dos bairros Costa e Silva, Monte Castelo, Continental, Parque São jorge, Aparecida Nasser, Guarujá, Itaipu, Parati Portal do Sol e parte do Fragata. A população atendida é estimada em cerca de 14 mil pessoas.

A UBS está sob a gerência da enfermeira Alessandra Karan Barbosa Khalil e conta atualmente com médicos (clínico, pediatra e ginecologista), equipe de enfermagem, dentista, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, auxiliar administrativo e serviços gerais. 

INVESTIMENTO

Foram investidos R$ 117.224,59, entre recursos próprios e recursos liberados pelo Ministério da Saúde. A unidade ganhou banheiro com acessibilidade próximo à sala de espera e recepção, sala específica para Papanicolau, pintura e reparos internos. O mobiliário passará por atualização. 

“Tivemos uma melhora significativa, com mais conforto para atender a população. Foi feita uma reorganização do espaço e agora temos uma sala reservada para esse procedimento às mulheres. Era uma necessidade antiga, que nesta reforma foi contemplada”, disse Alessandra.

QUALIDADE

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, destacou que a ambiência é um dos requisitos para a qualidade. Ela ressaltou a sensibilidade do prefeito Daniel Alonso, que oferece o respaldo necessário à pasta para as conquistas também na área de infraestrutura.

“O setor de projetos, o Núcleo de Manutenção e o Apoio da Atenção Básica têm se empenhado muito e proporcionado soluções para os principais problemas que encontramos em relação a estrutura física das unidades. Com o respaldo do Executivo, avançamos a cada dia”, disse a gestora, que conta ainda com a parceria das secretarias de Obras, Planejamento, Fazenda, entre outras.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que existem intervenções emergenciais e imediatas que já foram realizadas, como a regularização da aquisição dos medicamentos, intensificação das cirurgias de Catarata e outras ações permanentes. 

Outras iniciativas, como a reforma e adequação das unidades, seguem uma programação e prosseguirão para que Marília tenha, em breve, uma rede de saúde com toda infraestrutura necessária e serviços de excelência.

“Nosso agradecimento aos servidores, que fazem a diferença e nos permitem avançar na meta de melhorar substancialmente a saúde em Marília. Vamos continuar trabalhando e, certamente, a saúde que vamos entregar será totalmente diferente da que recebemos no início deste ano”, disse o prefeito.

SERVIÇO

A UBS, que recebe o nome “Dr. Gustavo Alberto de Godoy Pereira”, em homenagem ao médico que atuou na saúde pública em Marília, está localizada à rua Fernando Fontana, 300, bairro Costa e Silva. O telefone é o (14) 3451-5233 / 3417-8480.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário