quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Congresso Regional da Associação Paulista de Saúde Pública acontece nesta sexta e sábado

Arte de divulgação do evento: site www.apspmarilia.com.br/congresso.php
‘Evento satélite’ é preparatório para o Congresso Estadual em novembro; em discussão o momento da saúde no Brasil, sob a perspectiva da política e das transformações sociais

Acontece nesta sexta-feira e sábado (18 e 19 de agosto) o 15º Congresso da APSP (Associação Paulista de Saúde Pública), em fase regional, organizado pelo Núcleo Marília. O evento conta com cerca de 300 inscritos e será realizado no auditório da Reitoria da Unimar (Universidade de Marília). A abertura será às 18h30, com a presença de lideranças estaduais da área de saúde pública, autoridades, profissionais, estudantes, comunidade e ativistas da saúde pública.

O tema provocativo “Saúde é política: Há uma grande desordem sob o céu…” propõem uma ousada discussão do momento da saúde pública no Brasil, sob a perspectiva da política e das transformações sociais. A programação conta com formatos dinâmicos, incluindo um “café com arte”, mostras, cursos e sala de conversa.

Em Marília, o Congresso conta com o apoio do poder público local, através da Secretaria Municipal de Saúde, bem como adesão dos centros de formação superior em saúde: Famema (Faculdade de Medicina de Marília, Unimar (Universidade de Marília) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

A coordenadora estadual do evento, Ana Lúcia Pereira, explica que os debates estão acontecendo nos congressos organizados pelos núcleos regionais de São Paulo, como preparação para o Congresso da entidade que será realizado entre os dias 02 e 04 de novembro, na Capital do Estado. 

“Como corresponsável na discussão das políticas de saúde no estado, a Associação realiza seu Congresso, dessa vez, de forma mais ousada, de maneira descentralizada, para que possamos trazer trabalhadores de todas as partes do Estado. Fazemos um convite a uma discussão que, nesse momento, é primordial”, destacou.

Márcio Travaglini, ex-secretário de saúde de Marília e coordenador regional da APSP afirma que é fundamental discutir a saúde pública. “No momento em que tantas mudanças estão sendo sugeridas, no campo da política, da previdência, a perspetiva dos impactos importantes com a Emenda Constitucional 95, que limitou os recursos para Saúde e Educação, precisamos discutir qual saúde o Brasil quer fazer, como cada cidadão pretende influenciar nesse debate”, destacou.

O vice-presidente da Associação, que estará em Marília, José Alexandre Buso Weiller, destacou que o objetivo é ouvir todas as regiões, no contexto da saúde pública, para que o Congresso estadual possa caminhar também para outros campos, intersetoriais.

“Vamos discutir também espaços urbanos, produção do saber, temas mais amplo para mobilizar ainda mais e ‘tirar’ uma agenda, centralmente e localmente, para pautas as ações que a Associação desenvolverá nos próximos dois anos. O Congresso tem esse papel”, disse.

SERVIÇO

O evento começa às 13h, com a mostra “O cotidiano do trabalho em saúde visto através de diversos olhares”. As atrações prosseguem durante a tarde e às 18h30 acontece a solenidade de abertura. 
A “Sala de Conversa” com o tema Saúde é Política terá como “provocador” Luís Carlos Casarin, dentista sanitarista e ex-Secretário da Saúde do Município de Jundiaí. Os debatedores serão José Carlos Lopes, docente do Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Marcos Tadeu Del Roio, docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp Marília. A programação completa pode ser conferida no site www.apspmarilia.com.br/congresso.php

Texto: Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário