sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Cidade tem série de ações para marcar ‘Agosto Dourado’ e incentivar amamentação

Bebê recebe a principal (não a única) vacina que precisará em sua vida
Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Banco de Leite, incentiva ações nas unidades de saúde; Maternidade promove palestra

Agosto é o mês do movimento global pela amamentação. Em Marília uma série de ações são realizadas, por meio de diferentes instituições e entidades, para destacar a importância do ato de amamentar. Estão previstas palestras, oficinas, orientações às mães, encontros técnicos entre profissionais, atividades em unidades de saúde e decoração na cor dourada, que remete ao tema

O leite materno pode ser comparado a uma vacina. Ele ajuda a construir a imunidade da criança. A enfermeira Sandra Domingues, supervisora do O BLH (Banco de Leite Humano), um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, explica que foram transmitidas instruções, por meio da equipe de coordenadoras da Atenção Básica, a todas as unidades de saúde de Marília.

Sandra Domingues, supervisora do BLH de Marília
“Nosso esforço é para que as unidades de saúde do município abordem o tema nos grupos de gestantes, realizem consultas e ações de incentivo à puericultura, captem doadoras e alimentem o Sisvan – Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional”, disse.

Foram sugeridos às equipes promover a decoração das unidades, realizar outras ações educativas, como palestras, teatros, vídeos, fotos, desenhos; além de confecção de materiais para orientações às gestantes e puérperas quanto à amamentação.

Comunicado do Banco de Leite foi encaminhado a todas as unidades, reforçando o convite à II Mostra Municipal de Aleitamento Materno, com o tema nacional ‘Trabalhando juntos para o bem comum’. A agenda completa das ações institucionais da Secretaria Municipal de Saúde, com as respetivas datas, será divulgada em breve.

Reunião sobre amamentação e doação de leite humano, na USF Pe. Nóbrega
Os objetivos, explica Sandra, são ampliar a conscientização sobre a amamentação, atender mulheres e sanar dúvidas para que o ato seja facilitado, reconhecer e valorizar as iniciativas bem sucedidas na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

As unidades mais engajadas na proposta do Agosto Dourado serão premiadas durante o Chá das Doadoras, com previsão para o mês de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail agosto.dourado@gmail.com. As ações contam com a parceria do Nepem (Núcleo de Educação Permanente), Grupo Técnico Saúde da Criança, do Adulto, Divisão de Projetos, Atenção Básica, entre outros setores e serviços da Secretaria Municipal de Saúde. 

PARCERIA

A supervisora também ministrará palestra na Associação Feminina e Maternidade Gota de Leite, a convite da instituição. O evento, marcado para o próximo dia 14, às 14h. O evento é destinado aos colaboradores, pacientes e outras puérperas que recebem atendimentos pós-parto.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário