quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Agosto dourado: Banco de Leite é convidado em evento sobre amamentação

Profissionais de saúde da maternidade e da SMS
A supervisora do Banco de Leite Humano (BLH), serviço da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, enfermeira Sandra Domingues, participou como palestrante de evento promovido pela Maternidade e Gota de Leite. O movimento “Agosto Dourado” é dedicado à amamentação. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (14).

Na oportunidade, foram abordados temas relativos à importância da rede de apoio para estímulo ao aleitamento materno junto à plateia formada por profissionais de saúde da maternidade e da Secretaria Municipal de Saúde. 

A presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, deu as boas-vindas à Sandra Domingues e lembrou da época em que o Banco de Leite Humano atuava diretamente na instituição. 

Conforme as coordenadoras dos serviços, está se desenhando uma nova parceria em que o BLH terá presença constante na Gota de Leite auxiliando na orientação às parturientes além de captar doadoras.

Representando Kátia Ferraz, secretária Municipal da Saúde, Antonio Roberto Ruiz destacou o trabalho desafiador da equipe de enfermagem da maternidade “porque são as primeiras pessoas em contato com as mães” e, dessa forma, fornecem as orientações sobre a amamentação, auxiliando nas primeiras horas de vida dos bebês.

BENEFÍCIOS

Durante sua apresentação, Sandra Domingues destacou os benefícios do aleitamento materno: por ano, evita 823 mil mortes de crianças menores de cinco anos, no mundo; previne 20 mil óbitos de mulheres por câncer de mama; protege as crianças contra doenças respiratórias, entre outras. 

Ela citou ainda o aspecto financeiro, tendo em vista que algumas fórmulas de leite artificial chegam a custar 160 reais a lata.

Em Marília, assinalou a supervisora do BLH, de janeiro a julho de 2017, a Secretaria da Saúde gastou 233 mil reais com a aquisição de fórmulas distribuídas nas unidades de saúde, mediante receituário médico. 

Conforme disse, o fortalecimento da rede de apoio à amamentação diminuiria a necessidade de usar leites artificiais, além de reduzir o risco de várias doenças, refletindo em economia de recursos que poderiam ser empregados em outras áreas. Roberto Ruiz explicou que “90 por cento dos gastos com essas fórmulas são decorrentes de determinação judicial”.

Sandra Domingues afirmou que o Banco de Leite Humano possui atuação expressiva tanto na orientação das mamães, através de consultas agendadas no ambulatório do BLH, como na captação de leite que é retirado no domicílio da doadora, realizando ainda a pasteurização e distribuição do leite humano aos hospitais de Marília e região.

DEPOIMENTO

Presente ao evento, a fisioterapeuta Camomila Medeiros Gonçalves deu um depoimento enquanto amamentava a pequena Maria, de um ano e seis meses. Ela relatou as dificuldades da “pega” no primeiro dia e que, com determinação e apoio do marido Álvaro Gonçalves, conseguiu amamentar mesmo com os problemas de rachadura nos mamilos, dor etc. Até os seis meses a filha foi alimentada exclusivamente com lei materno e hoje, aos 18 meses, continua mamando por livre demanda.

“Esse é um exemplo de que querer é poder. É preciso fortalecer a rede de apoio para que as mães possam amamentar seus filhos”, assinalou Sandra Domingues. Ela concluiu conclamando os participantes a multiplicarem as informações e contribuírem com a difusão do Banco de Leite Humano que desde 1984 salvou milhares de vidas e recebeu selo de excelência do Ministério da Saúde pelo seu trabalho.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no serviço especializado. O Banco de Leite Humano está localizado à rua XV de Novembro, 50, telefone (14) 34138696.

Texto:Célia Ribeiro
Fotos: Victhor Wesley

 Legendas:

Foto 01: Virgínia Balloni e Sandra Domingues (Crédito: )
Foto 05: Camomila e Maria, Sandra Domingues, Virgínia Balloni, Roberto Ruiz e Enfª Patricia Gilio (Crédito: Victhor Wesley)
Foto 07: Entrada da Gota de Leite (Crédito: Victhor Wesley)

Foto 10: Maria sendo amamentada durante o evento (Crédito: Célia Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário