segunda-feira, 12 de junho de 2017

Vacinação contra a gripe é prorrogada e SP passa a vacinar quem tem entre 55 e 59 anos


Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, doses disponíveis contemplam extensão dos grupos

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília, por meio do Programa Municipal de Imunização, informou na tarde desta segunda-feira (12) a prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe e novo procedimento, orientado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado. 

A campanha deve seguir por mais duas semanas, até o dia 23 de junho (sexta-feira) e além dos grupos anteriormente definidos pelo Ministério da Saúde e incluídos, no Estado de São Paulo, também passarão a ser imunizados adultos entre 55 e 59 anos.

Também nesta segunda-feira, a saúde municipal divulgou novo balanço. Até a sexta-feira (09) foram imunizadas 66.145 pessoas na cidade. Somente entre os grupos prioritários, inicialmente definidos, o município vacinou 46.979.

Entre os idosos, a cobertura foi de 91,85% e ultrapassou a meta, fixada em 90%. Já entre os trabalhadores da saúde atingiu 87,02% e gestantes totalizou 68,01%. No grupo das crianças, a adesão está em 65,17% e entre as mulheres que deram a luz já passou de 100% do número que foi estimado.

QUEM PODE SE VACINAR

Além do grupo prioritário, inicialmente definido, também podem se imunizar no Estado de São Paulo policiais Militares, Civis, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil, promotores, procuradores e defensores públicos. A inclusão destes profissionais foi feita no dia 12 de maio.

Posteriormente, o Estado incluiu policiais federais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Judiciário, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior, servidores das creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos.

Agora, com a nova determinação, também poderão procurar as unidades todos os adultos entre 55 e 59 anos. A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu, na quinta-feira (08), mais duas mil doses. Não há informações sobre o abastecimento dos municípios nas próximas semanas, dessa forma, é importante que as pessoas interessadas já procurem a unidade de saúde mais próxima.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário