quinta-feira, 22 de junho de 2017

Vacinação atinge 89% de cobertura em Marília; quem já tem 50 anos pode procurar unidades

Prazo definido pelo Ministério da Saúde termina nesta sexta-feira, 23

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Marília atingiu 89% do público-alvo nesta quinta-feira (22), véspera do último dia de imunização, informou a Secretaria Municipal de Saúde. No Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (23), além dos grupos anteriormente definidos, também podem ser imunizadas pessoas entre 50 e 54 anos. 

O prazo final foi anunciado pelo Ministério da Saúde e não há informações sobre nova prorrogação. Balanço atualizado pelo Programa Municipal de Imunização aponta que até a quarta-feira (21), as equipes de Marília haviam imunizado 68.273 pessoas.

Destas, 50.479 fazem parte dos grupos prioritários inicialmente definidos pelo órgão federal. A maior adesão foi entre os idosos, com 93,26% de cobertura e 27.970 doses aplicadas. As outras 17,7 mil estão distribuídos entre professores, pessoas com doenças crônicas e demais populações incluídas ao longo da campanha.

Entre os trabalhadores de saúde, 8.677 foram vacinados, o equivalente a 88,18% dos profissionais da cidade. Um total de 381 mulheres que deram a luz recentemente estão imunizadas (106,13% do estimado). Já a cobertura entre as gestantes atingiu 70,43%, com 1.539 doses dispensadas. 

As crianças vacinadas correspondem a 67,58% das aguardadas. Entre os grupos prioritários, a faixa etária dos seis meses aos menores de quatro anos seguem como a menor adesão na cidade. Equipes de saúde mantém os esforços de busca ativa, inclusive com ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

No total, o índice de Marília (89%) está acima da média nacional e do estado. Para a secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, o resultado se deve ao empenho das equipes de saúde da cidade, divulgação e sensibilização dos moradores.

Kátia Ferraz Santana, secretária municipal de Saúde
“Sem dúvida é um grande resultado, obtido com muito esforço e comprometimento. A resposta da população foi favorável mesmo em um ano em que, felizmente, não tivemos grande número de agravos notificados por vírus da gripe. Isso demostra que nossas equipes estão no caminho certo”, disse Kátia. 

Ela lembrou que nesta sexta-feira (23), último dia conforme anúncio do Ministério da Saúde, as unidades de saúde de Marília seguem abastecidas de vacinas contra a gripe. 

QUEM PODE SE VACINAR

Além do grupo prioritário, inicialmente definido, também podem se imunizar no Estado de São Paulo todas as pessoas acima dos 50 anos. Até quarta-feira (21), a vacina estava disponível para faixa etária acima de 55 anos.

Nas cidades paulistas, também estão orientados a procurar os postos policiais Militares, Civis, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil, promotores, procuradores e defensores públicos. A inclusão destes profissionais foi feita no dia 12 de maio.

Posteriormente, o Estado incluiu policiais federais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Judiciário, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior, servidores das creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário