terça-feira, 13 de junho de 2017

USF Parque dos Ipês realiza Feira da Saúde

Atividades físicas realizadas com a participação de equipe do Nasf
Serviços, organizados em “estações de atividades”, foram oferecidos à população ao sábado

Diabetes e hipertensão, doenças relacionadas a agravamento e morte, são enfrentadas com diferentes estratégias pelas unidades de saúde da rede básica de Marília. Prevenir e apoiar quem já convive com elas foi o principal objetivo da “Feira da Saúde”, promovida pela equipe da USF (Unidade Saúde da Família) Parque dos Ipês, na avenida Francisco da Costa Pimentel, zona sul.

O planejamento estratégico situacional, feito em conformidade com o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), com a inserção da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), indicou elevado número de diabéticos e hipertensos no território da unidade de saúde.
A Feira da Saúde é uma das ações para mudar essa realidade. Com muita animação e uma proposta dinâmica, os profissionais de saúde mobilizam a população para as diversas atividades, realizadas na área externa da unidade. 

Neste sábado, tendas foram montadas e os serviços organizados em “estações”, para contemplar todas as propostas do evento, com muita atividade física e painéis ilustrando, por exemplo, os malefícios de alimentos com excesso calórico.

A população pode participar da estação da alimentação, dos exercícios físicos, da avaliação dos sinais vitais e dados antropométricos (peso, altura, IMC, entre outras), estação das orientações aos insulinodependentes, cuidado com a saúde da mente, estação para informação sobre o controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

As atividades transcorreram das 09h às 15h, por meio da articulação entre a equipe ESF Parque dos Ipês, Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), integrantes da Residência Multiprofissional da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e estudantes da graduação em Medicina e Enfermagem da UPP1 e UPP2 (Unidade de Prática Profissional).

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário