quinta-feira, 25 de maio de 2017

Famema conclui etapa do programa de Práticas Profissionais na Saúde Municipal

Kátia Santana agradece aos estudantes de Medicina e Enfermagem
Secretária Kátia Ferraz Santana compareceu ao Simpósio; alunos de Medicina e Enfermagem apresentaram perfil das unidades, resultado do trabalho e propostas


Alunos e docentes dos dois cursos da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) realizaram, na tarde desta quarta-feira (24), no auditório da APM (Associação Paulista de Medicina) o 2º Simpósio Diagnóstico Coletivo dos Distritos Sob os Cuidados da Famema. O evento marca uma etapa do UPP (Unidade de Prática Profissional), desenvolvido na rede básica de saúde.

Mércia Ilias, coordenadora do curso de Medicina
As apresentações dos acadêmicos foram assistidas pela secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, e pela superintendente da autarquia HC/Famema, Paloma Nunes. Também prestigiaram o evento a equipe de Apoio à Atenção Básica, que trabalha na coordenação e suporte à ESF (Estratégia Saúde da Família) e a coordenação do Nepem (Núcleo de Educação Permanente) da Secretaria Municipal de Saúde.

Mércia Ilias, coordenadora do Curso de Medicina, fez a abertura e destacou a importância da parceria entre a saúde municipal e a instituição de ensino. Ela lembrou que o início da prática profissional, durante o processo de formação, é imprescindível.

Universitária apresenta perfil da população e diagnóstico da USF Aeroporto
A UPP compõe a grade curricular da Famema. Participam acadêmicos do 1º e 2º ano de Medicina e do 1º, 2º e 4º ano de Enfermagem. Organizados em grupos, eles realizam uma espécie de “estágio” nas unidades de saúde do município e têm a oportunidade de aprender e contribuir com as ações para melhoria na qualidade do atendimento da rede municipal.

A secretária de Saúde de Marília reiterou a disposição da pasta, para fortalecer a interlocução entre as instituições de ensino e a rede. Atualmente, além da UPP, o município mantém inúmeras parcerias com instituições que oferecem cursos superiores na área da saúde.

MÃO DUPLA

Com a Famema, a saúde municipal mantém o convênio para Residência Multiprofissional. Outras instituições, como a Unesp e Unimar também participam de parceria “ensino-serviço”, para cursos de graduação e pós-graduação. 

Há ainda as parcerias com as instituições de ensino técnico, como o Senac, Senat, Etec Antônio, Devisate, Diretriz Educacional e Escola Ana Nery, para campo de estágio.

Por outro lado, profissionais da secretaria podem contar com oportunidades como os cursos de especialização do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Este ano estão sendo oferecidas vagas em Preceptoria de Residência Médica para o SUS e Preceptoria no SUS. As aulas acontecem na Universidade de Marília (Unimar), de forma presencial e através de plataforma interativa. 

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário