segunda-feira, 22 de maio de 2017

Com atuação em rede, Saúde Municipal atende crianças do Barsanulfo

Sentidos à prova; estímulo à 
alimentação saudável

USF Tofolli, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Caoim promovem atividades físicas e promoção da alimentação saudável


Uma iniciativa em rede, desenvolvida pela USF (Unidade Saúde da Família) Toffoli, Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) promoveu um dia de intensas atividades e promoção da Saúde na Comunidade Espírita Eurípedes Barsanulfo. A entidade atende cerca de 100 crianças e adolescentes, na zona sul da cidade.

No período contrário ao das aulas, a tradicional instituição, localizada na avenida Sampaio Vidal (Via Expressa), oferece refeições, reforço no ensino de português e matemática, além de formação em cursos livres em áreas diversas como teatro, música, informática, idiomas, artesanato e outras.

A entidade está localizada na área da USF Toffoli, apoiada pela equipe multiprofissional do Nasf Verde, formada por dois educadores físicos, uma psicóloga, uma nutricionista, duas fisioterapeutas e um assistente social. A equipe atende a população de dez unidades de saúde de Marília.

A atenção às crianças da Comunidade Barsanulfo é frequente, com foco na promoção da saúde e bem-estar. Para fortalecer ainda mais essa assistência, na última quinta-feira (18), crianças e adolescentes da entidade receberam a equipe do Nasf, da USF e do Caoim. Um dos principais focos da ação foi a nutrição. 

Atividade lúdica e divertida proposta no evento
Os atendidos pela entidade passaram por avaliação antropométrica (coleta de dados como peso, estatura e classificação do IMC – Índice de Massa Corporal), para identificar possíveis crianças que necessite do acompanhamento no programa do Caoim.

Foi realizada também atividade de educação nutricional, com os sentidos do tato, olfato e paladar, para estimular nas crianças da comunidade a alimentação saudável. De forma divertida, eles puderam tatear e provar alimentos com os olhos vendados. Dessa forma, a iniciativa promove o consumo consciente de alimentos cultivados na horta da entidade, sem uso de agrotóxicos.

PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS

Ação educativa também abordou, durante o dia de intensificação das atividades, a prevenção em relação a outro tema relevante. O dia 18 de maio marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Uma oficina, com leitura de livro, foi realizada na entidade.

Informação e proteção a crianças e adolescentes, em relação
à exploração sexual e às violências
Integração de serviços da saúde municipal
A ação em rede, interdisciplinar, não deve parar neste primeiro evento. Para os próximos encontros, os profissionais já planejam envolver a cozinheira da entidade, os pais em atividades de educação nutricional, além de incluir as crianças no cuidado de outra horta (produzida em sistema vertical), ainda está em projeto para construção.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário