sexta-feira, 28 de abril de 2017

Vacinação contra Influenza imuniza 16,8 mil; unidades de saúde estão abastecidas e aguardam população

Já foram imunizados 29,83% dos idosos de Marília; no total
dos grupos prioritários, cobertura vacinal chegou a 28,8%
Vacina protege população mais vulnerável contra a gripe; este ano profissionais de educação foram incluídos

Balanço da secretaria municipal de Saúde, divulgado por meio do Programa Municipal de Imunização, indica que 16,8 mil pessoas já foram imunizadas contra a Influenza em Marília na campanha deste ano. Os números consideram as doses aplicadas até a quarta-feira (26).

As doses, eficientes contra cepas do vírus A (H1N1) e (H3N2 e vírus B (Influenza B), estão disponíveis nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e nas unidades onde atuam as 37 equipes ESF (Estratégia Saúde da Família). A campanha começou no dia 17.

São imunizados pelo SUS os grupos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde, abrangendo idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias). Neste ano, foram incluídos os profissionais de Educação.

Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, informa que a cobertura vacinal em Marília atingiu 28,08% nesta quarta-feira. Em 2017 a adesão está maior entre os trabalhadores da Saúde (39,18%), idosos (29,83%) e mulheres que deram a luz há até 45 dias (29,53%).

“A procura costuma ser maior no início da campanha. Já passaram mais de dez dias, então estamos reforçando essa convocação para que os moradores de Marília (grupos prioritários) procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para se proteger”, convocou Renata.

O dia “D”, com abertura de unidades de saúde no sábado e intensa divulgação, está marcado para 13 de maio. A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que essa iniciativa ocorre anualmente em relação à Influenza e também nas outras campanhas. 
Dia 'D' será importante para comodidade, mas vacinas estão
disponíveis de 17/04 a 26/05, reforçou secretária de Saúde

“O objetivo é que as pessoas tenham a comodidade de buscar esse atendimento em um sábado, mas não podemos ficar na dependência do Dia ‘D’. Desde o dia 17 de abril, durante todo o período de expediente das unidades (das 07h às 17h), esse atendimento está sendo realizado”, lembrou Kátia.

SEGURANÇA E INDICAÇÃO

A vacina contra a Influenza é segura. A contraindicação existe apenas para quem tem alergia severa a ovo, ou mesmo outro tipo de alergia grave. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado.

Além dos grupos populacionais prioritários, o SUS também garante a dose para pacientes crônicos que têm (comprovadamente) doenças respiratórias, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesidade; pacientes imunodeprimidos, transplantados ou com trissomias (Síndrome de Down, por exemplo).

Renata explica que não há risco de contrair gripe, como consequência da própria vacina. O que pode ocorrer é a pessoa já estar com o vírus incubado e desenvolver a doença nos dias seguintes à aplicação, uma vez que a proteção efetiva só acontece, em média, após 15 dias da administração da dose.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário