quinta-feira, 27 de abril de 2017

Secretária de Saúde ouve usuários e equipe durante visita a unidade do município

Secretária atende usuários e ouve sugestões para melhorias dos
serviços; fluxos estão sendo revistos
Kátia Ferraz Santana, titular da pasta, esteve em unidade antes das 07h e conversou com pacientes; secretária também dialogou com funcionários

Com 12 UBSs (Unidade Básicas de Saúde) e 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família instaladas, Marília tem uma ampla rede de atenção básica com oferta de inúmeros serviços à população. Kátia Ferraz Santana, titular da pasta, disse nesta quarta-feira (26), que as consultas e procedimentos podem ser agendados com antecedência, para que as filas sejam exceção e não regra na forma de acolhimento.

No início da manhã desta quarta-feira (26), a secretária visitou a UBS Alto Cafezal, onde conversou com usuários e com a equipe de servidores. Kátia chegou antes da abertura do portão e ouviu pacientes que já estavam à espera do início do expediente.

“Estamos, desde janeiro, trabalhando em conjunto com as equipes da rede básica com o objetivo de rever processos e fluxos de trabalho. Grande parte dos problemas que temos hoje podem ser resolvidos com diálogo. Outros demandam investimentos que já começaram a ser feitos e que pretendemos continuar”, disse Kátia. 

A secretária já esteve em várias unidades, como o Nova Marília, São Miguel, Vila Barros e Cascata. Nos encontros com servidores e pacientes, são tratados temas que impactam em toda a secretaria e também questões pontuais, com algumas soluções prontamente encaminhadas.

Kátia destacou que “não é normal e nem aceitável extensas filas” em frente às unidades de saúde do município. Conforme a secretária, o problema pode ser minimizado com algumas ações como o reforço na informação aos usuários, sobre a possibilidade de agendamento com antecedência das consultas, exames e demais procedimentos.

UBS ALTO CAFEZAL

Localizada em um dos bairros mais antigos da cidade, com base populacional de mais de 12 mil pessoas, a unidade faz até 350 atendimentos por dia, incluindo todos os procedimentos. Devido aos diversos serviços ofertados, é comum a concentração de pessoas antes das 07h.

A enfermeira Helen Kendely Voltolini, gerente interina da UBS, explica que a população tem preferência pelo atendimento nas primeiras horas do dia e nem todos utilizam o agendamento, disponível na recepção da unidade durante todo o expediente. 
Equipe dialoga com a secretária; servidores são ouvidos e participam
da superação dos desafios

Na UBS Alto Cafezal, a população conta com dois clínicos gerais, um pediatra, um ginecologista, um mastologista (especialista em mamas), dois dentistas, equipe de enfermagem e uma psicóloga, além do suporte de outros profissionais de saúde que fazem atendimentos agendados na unidade.

Kátia afirma que entre as medidas que serão adotadas para redução das filas está o reforço na divulgação do agendamento, ampliação de recursos humanos (de acordo com deliberação junto à Prefeitura e observância à Lei de Responsabilidade fiscal) e ampliação das parcerias com as universidades para atrair residentes de Medicina.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis

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