quinta-feira, 20 de abril de 2017

Saúde municipal aguarda lote de 13 mil vacinas para segunda-feira, 24

Imunização começou na última segunda-feira
e vai até 26 de maio
Remessas são feitas pelo Estado; prefeitura distribui para 49 unidades de saúde de Marília

A secretaria municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Imunização, informou na manhã desta quinta-feira (20) que aguarda, para a próxima segunda-feira, 24, a entrega de mais 13 mil doses da vacina contra Influenza. A campanha nacional começou esta semana. Em Marília devem ser imunizadas mais de 70 mil pessoas.

O primeiro lote destinado à cidade, entregue pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da DRS-IX, continha 11 mil doses. A enfermeira Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo programa, conta que a procura nestes primeiros dias foi grande e já há informações sobre unidades em que as vacinas estão esgotadas.

“Distribuímos às 49 unidades (12 UBSs e 37 equipes ESF), conforme a demanda esperada. Porém, esse número é bastante variável e por isso pedimos a quem, por ventura, não tenha encontrado a vacina nesta quinta-feira, que retorne à unidade na próxima semana, uma vez que teremos o segundo lote sendo distribuído”, disse.

Por determinação do Ministério da Saúde, a campanha contempla pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas, além dos profissionais de educação.

O período previsto de campanha é de 17 de abril a 26 de maio. Para o dia 13 de maio, está prevista a realização do “Dia D", um sábado em que as unidades de saúde recebem a população dos grupos prioritários, facilitando assim que os trabalhadores e pessoas que dispõem de pouco tempo durante a semana possam ser vacinados.

A novidade deste ano é a inclusão de professores e demais servidores das instituições públicas e particulares, de todos os níveis de ensino.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Arquivo / PMM




Um comentário:

  1. Já fui pela oitava vez no Posto de Saude Cascata (rua 9 de Julho) e não tem a vacina! Tenho um neto com diabetes (Tipo 1) e não consigo a vacina: Acho o cumulo chegar uma quantidade que não atende nem mesmo os que estão esperando, com promessa que em outro período vai chegar mais. Até uns 3 anos atrás, ficavam fazendo propaganda para que as pessoas tomassem a vacina, agora nos fazem ir todos os dias, manha e tarde e sair de lá sem ser vacinado! Alguem é responsável por esse descaso?????
    Obrigado.

    ResponderExcluir