quinta-feira, 6 de abril de 2017

Saúde inicia preparativos para imunizar população contra a Influenza

Servidores da secretaria municipal de Saúde também foram
instruídos sobre a prevenção de câncer bucal
Secretaria deu início às oficinas de capacitação com equipes de enfermagem da rede básica; dia ‘D’ está previsto para 13 de maio (sábado)

Para imunizar o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a secretaria municipal de Saúde de Marília deu início aos preparativos da edição 2017. Profissionais que atuam nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas 38 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade já estão sendo treinados. O primeiro encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (05), no auditório da secretaria.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a vacina contra os vírus da gripe será aplicada entre os dias 17 deste mês e o dia 26 de maio. O dia “D”, com abertura de unidades de saúde no sábado e intensificação da divulgação, está marcado para 13 de maio.

A campanha tem como alvo os grupos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde e abrange idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias).

A novidade de 2017, explica Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, é a vacinação de profissionais de Educação. A partir deste ano, os professores e demais servidores das instituições públicas e particulares, de todos os níveis de ensino, poderão se imunizar pelo SUS.
Enfermeira Renata Rodrigues Plácido dos Santos,
responsável pelo Programa Municipal de Imunização

“A contraindicação existe apenas para quem tem alergia severa a ovo, ou mesmo outro tipo de alergia grave. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado”, explica Renata. Ela reforça que não há risco de contrair gripe, como consequência da vacina. O que pode ocorrer é a pessoa já estar com o vírus incubado e desenvolver a doença nos dias seguintes à aplicação, uma vez que a proteção efetiva só acontece, em média, após 15 dias da administração da dose.

As vacinas aguardadas serão eficientes contra cepas do vírus A (H1N1) e (H3N2 e vírus B (Influenza B). Apesar do temor da população ser maior em relação ao primeiro, em função da pandemia de 2009, o risco de evolução para a chamada SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) é o mesmo.

“O agravamento da doença não depende só do tipo de vírus, mas de outros fatores como a vulnerabilidade da pessoa acometida, o tratamento que está sendo dispensado ou a falta de tratamento e da existência de alguma doença de base”, explica a enfermeira.

CAPACITAÇÃO

Além do treinamento desta quarta-feira, outra data foi marcada para um segundo grupo, na próxima sexta-feira, 07. Os servidores da rede básica de saúde estão sendo orientados sobre todos os detalhes, das indicações à Política Nacional de Vacinação e aplicação. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, serão disponibilizadas para os municípios paulistas um total de 12,6 milhões de doses contra a Influenza na campanha deste ano.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis / Imprensa PMM


Nenhum comentário:

Postar um comentário