sexta-feira, 28 de abril de 2017

Combate a Hipertensão é lembrado na rede municipal de Saúde

Massoterapia: valorização e integralidade ao paciente do SUS
na rede básica de Marília
Na USF Vila Hípica (zona sul) esta sexta-feira (28) foi dia de atividades diferenciadas à população

A prevenção à HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) é fundamental para evitar agravos à saúde, internações, limitações e perdas de vidas. O alerta é da secretária municipal de Saúde de Marília, Kátia Ferraz Santana, em alusão à semana nacional de combate à hipertensão. Esse mal, muitas vezes silencioso, mata 300 mil brasileiros por ano. São quase 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. Os números são da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Para marcar a data, nesta sexta-feira (28), uma série de ações foi realizada na USF (unidade da Estratégia Saúde da Família) Vila Hípica, na zona sul da cidade. A abertura aconteceu às 9h, com caminhada nas ruas do bairro. Mesmo com a intensificação, todo o atendimento de rotina foi mantido à população. 
Dia começou com caminhada pelas
ruas do bairro

A programação especial se estendeu até às 15h,  em uma agenda que contou com o empenho da equipe da unidade de saúde, o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), UPP-Famema (Unidade Prática Profissional) e residentes da Saúde Mental.

O objetivo, explica a enfermeira da unidade, Josiane de Almeida Reis, é a conscientização sobre o consumo de sódio e o controle da hipertensão arterial sistêmica. A população recebeu orientações e acompanhou exposição de alimentos industrializados, com alto teor de sódio. 

Também foram transmitidas informações sobre preparo e degustação do sal de ervas. “Aferimos pressão arterial e verificação de IMC (peso e altura), orientações sobre saúde bucal, vacinação contra Influenza aos grupos prioritários, atividades físicas, teste rápido de IST/HIV e ainda massoterapia, entre outras atividades”, relatou a Josiane.

GRAVE PROBLEMA

A HAS é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. É um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. 

Atividades práticas na USF Vila Hípica marcam a semana de
prevenção; Demonstrações sobre produtos industrializados
O desenvolvimento de ações e estratégias para a implementação de medidas preventivas e de promoção à saúde, controle da hipertensão arterial e suas complicações são diretrizes previstas na Estratégia de Saúde da Família que objetivam uma melhor qualidade de vida da população. 

A ingestão de alimentos industrializados faz com que nossa ingestão de sódio seja muito mais alta do que deveria ser. O controle das quantidades ingeridas deste micronutriente é dificultado pelo sódio “escondido”, encontrado em refrigerantes, sucos biscoitos e tantos outros produtos que estão ganhando espaço, cada vez maior nas refeições.

Café da manhã: orientações sobre alimentação saudável
O consumo excessivo de sódio é um dos fatores que podem desencadear algumas doenças; como a hipertensão, sendo importante um consumo consciente para que exista a educação da população e, consequentemente, a consolidação de hábitos alimentares saudáveis, inclusive entre as crianças.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis / Divulgação


Ônibus da Saúde participou da ação; testes rápidos para HIV foram realizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário